O azul é a cor dos introspectivos. É a cor do cuidado, da calma e da contemplação.
Também é a cor que reflete liberdade, maturidade e responsabilidade.
A psicologia das cores revela que o azul alivia o estresse. Traz paz e calma ao corpo e à mente. E com certeza, deitar e olhar um céu azul desacelera à qualquer um. O azul em sua natureza é a cor da ajuda. Dos relacionamentos de qualidade, fortes e de confiança.
O azul também é a cor dos estudos religiosos e do espírito. Pois incentiva “olhar para dentro, para sí”. É uma cor conservadora, que dá mais do que de recebe. No Islam, por exemplo, a decoração das Mesquitas são na grande maioria feitas em azul, assim como no Catolicismo aonde as igrejas e capelas também usam muito dessa cor. No Hinduísmo o azul representa misericórdia, e já para os Judeus representa aquilo que é sagrado.
O uso do azul no Visual Merchandising é muito eficiente. Pois o azul é a preferência mundial, ou seja, é seguro usar azul em seus negócios. O azul é associado à confiança e à honestidade. Portanto é usado para construir lealdade e vínculo com os clientes. Por ser uma cor fria, o azul gera a sensação de amplitude e cria harmonia entre espaços + produtos. O azul é bastante usado para o mundo corporativo, em empresas mais conservadoras. Como por exemplo para empresas de seguro, ou de contabilidade. O uso do azul, cria segurança.
As características negativas do azul são: o azul é uma cor muito resistente à mudança. Portanto, dá certa sensação de congelamento, de mundo estático. E é uma cor fria, melancólica. Pode trazer sensação de tristeza e isolamento.
Olha essa opção que máximo:
Muito legal saber mais sobre os efeitos das cores né?! O azul é a cor preferida de 45% das pessoas do mundo! Ou seja, é uma escolha suuuper segura para quem quer agradar!
Gostaram?! 😀
Siga @ExporManequins no Instagram e no Facebook para mais novidades!!
Até à próxima!
Fotos : Reprodução