Black Friday: vitrines e dicas – Expor Manequins

Black Friday: vitrines e dicas

Nesta matéria você irá conhecer algumas dicas práticas para implementar o Black Friday em vitrines e na sua loja.

A data oficial do Black Friday neste ano é dia 29/11, um dia depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma celebração norte-americana. Para aproveitar o movimento do feriado as marcas americanas começaram a oferecer grandes descontos em diversos produtos, de vários segmentos. E a ideia foi um sucesso! A ação do Black Friday chegou ao Brasil em 2010. Algumas marcas mantém a campanha por uma semana. Mas para isto, é necessário fôlego de produtos em estoque, logística “azeitada” e muito planejamento financeiro, para a provável alta de giro de mercadorias não dar prejuízo no final…

Informativo da Macy's NYC
Informativo da Macy’s NYC

A ação já acontece mundialmente, e muita gente começa suas compras de Natal desta data.

O Black Friday tem grande incidência tanto no espaço físico quanto no espaço virtual. A comunicação de Black Friday em vitrines é de grande importância, assim como em sites e redes sociais. Além disso é necessário atenção para cuidar de ambos e apresentar a mesma linguagem e oferecer ótimas oportunidade em ambas as plataformas.

Ideias rápidas para o Black Friday em vitrines e dentro da loja

Você já está com tudo prontinho para lançar seu Black Friday? Sabe como comunicar o Black Friday em vitrines? Não preparou nada ainda?

Implemente a campanha de Black Friday em vitrines e dentro da loja. Seguem algumas dicas rápidas para esta grande oportunidade de vendas:

– Prepare seu estoque! Nada de promover aquilo que você não conseguirá entregar conforme prometido. Consulte seus fornecedores para uma reposição relâmpago se for o caso… Para as lojas físicas: estude as apostas, os tipos de produtos que possuem uma boa curva de venda para você não ficar com estoque parado depois… Além da preocupação em ter mercadoria para vender nesta grande oportunidade, pense também certamente em ser assertivo na compra. Assim você não fica com sobra no estoque depois que a Black Friday passar.

Ideia de tags para Black Friday
Ideia de tags para Black Friday

– Comunique previamente sobre as suas promoções. Isso gera interesse no seu consumidor. Você conseguirá engajá-lo e ele certamente irá se planejar para adquirir aquilo que lhe é interessante. Envie e-mail marketing, panfleto, cartão, SMS, mensagem de WhatsApp. Faça o que for conveniente dependendo do tipo de relacionamento que você tem com ele.

– Ofereça descontos reais! Aqui no Brasil a Black Friday por vezes foi má interpretada devido a algumas práticas que não deram credibilidade à ação. Desta maneira, todos perdem! Faça seu planejamento financeiro para oferecer seu melhor desconto para seus clientes! Além disso lembre-se que seus concorrentes serão agressivos quando o assunto for precificar para a Black Friday.

Mas e o Black Friday em vitrines, como fica?

A sinalização do espaço físico (e virtual) para a Black Friday é de muita importância! Seu cliente tem que saber que a sua marca está aderindo à campanha.

Ideia para vitrine de Black Friday_
Ideia para vitrine de Black Friday

A campanha do Black Friday em vitrines tem a estratégia semelhante à campanha de Liquidação. Com o diferencial que as marcas optam por utilizar a cor preta referente ao nome “black”. Use textos com letras grandes. Os displays de apoio dos produtos podem ser na cor preta também, desde que não interfiram na visualização do produto. Manequins vestidos com roupas pretas também ajudam a contextualizar a ação. Black Friday em vitrines: vitrines mais vazias do que cheias de produtos, devidamente sinalizadas, também chamam a atenção!

Preparando a loja para o Black Friday

No interior da loja, o “empilhamento” dos produtos em promoção também ajuda muito! A pilha de produtos deve estar devidamente sinalizada indicando que os produtos participam da Black Friday. Além de chamar a atenção, ajuda a desafogar o espaço no seu estoque (que será super-abastecido) e agiliza a operação de vendas, pois o cliente faz seu autoatendimento. Se o conceito da sua marca não permite este tipo de visual, não use! Lojas mais requintadas e com produtos delicados e quebráveis não devem adotar este comportamento. Lembre-se de deixar o fluxo livre, não bloqueie a circulação da loja.

Em Londres as compras de Black Friday iniciam o Natal
Em Londres as compras de Black Friday iniciam o Natal

Sempre, sempre sinalize e precifique de modo diferenciado os produtos que estão na Black Friday. Muitas vendas são perdidas por falta de informação e precificação. Adote de fato, uma etiqueta preta, diferente, ou escolha a melhor forma para sua operação. Mas nunca deixe de sinalizar os produtos em promoção.

Vitrine Black Friday na loja Bonmarché
Vitrine Black Friday na loja Bonmarché

Uma dica a mais é analisar se será necessário aumentar a equipe para o evento. Se a previsão é ter um fluxo maior, realoque colaboradores para participarem na área de vendas, fazendo com que seu cliente tenha um atendimento rápido e adequado.

Veja mais clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR
Fale Conosco
Olá, Podemos ajudar?