Veja nesta matéria o bate papo entre nosso CEO Marcos Andrade e Eric Feigenbaun, renomado profissional de Visual Merchandising, editor Nova York da Revista VMSD e diretor de workshops da WindowsWear.
Eric é convidado da Expor para dois incríveis eventos no Brasil nos dias 11 de Agosto em São Paulo e 12 de Agosto no Rio de Janeiro. Reserve em sua agenda, você não pode perder.
Acompanhe o bate papo a seguir:
Como você começou a sua carreira em visual merchandising?
O que mudou na indústria desde que você começou?
Houve três grandes mudanças na indústria desde que comecei a minha carreira. Em primeiro lugar, havia mais lojas na época. Consolidações, fusões e aquisições reduziram drasticamente o número de grandes varejistas. Em segundo lugar, as lojas têm reconhecido a importância da marca. As lojas estão fortalecendo suas marcas em um esforço para criar um relacionamento com seus clientes e ganhar o reconhecimento ótimo e valorização de seu ativo através de suas marcas. Em terceiro lugar, claro, é a marcha inexorável da tecnologia. O varejo sempre abraçou as mais recentes tecnologias do dia. Hoje, devido à tecnologia, a indústria está mudando mais rápido do que nunca.
Qual foi o seu maior desafio enquanto na loja?
Incutir em minha equipe a importância de manter a essência da marca em tudo o que eles fazem. Clientes tomam decisões de compra com base no nome da marca e imagem. É fundamental que cada gesto que a empresa faz esteja em sincronia com as nuances de sua marca e da imagem que ela representa.
O que você acredita que é o futuro para os profissionais VM? Você acredita que o comércio on-line vai acabar nesta área?
Eu penso que este é um grande momento para os profissionais da VM. Devido aos desafios da economia e do constante avanço da tecnologia, o VM tornou-se mais importante do que nunca. Enquanto o debate continua sobre o comércio on-line ultrapassando a loja física, é importante compreender que não é varejo de tijolo e cimento OU varejo digital, mas de tijolo e cimento E varejo digital. Os dois devem trabalhar juntos. A loja física permanece o ativo mais importante do varejista. O desafio para os varejistas de hoje é oferecer aos clientes uma razão para voltar para as lojas. E eles vão fazer isso concentrando-se na beleza da loja através dos esforços de visual merchandising.
O que uma pessoa que quer seguir esta carreira poderia fazer ou estudar para ser um bom profissional?
Para ter sucesso em qualquer aspecto da indústria da moda, especialmente VM, é preciso saber o que está acontecendo no mundo em torno deles. O visual merchandiser bem sucedido terá o seu dedo no pulso da sociedade e seu polegar sobre o ritmo de sua cultura. É preciso permanecer atual e relevante, ao mesmo tempo tendo compreensão das nuances da marca que representam. Além disso, o visual merchandiser bem sucedido terá forte sensibilidade estética, e deve considerar uma graduação nas aréas de arte ou relacionada à design. Também devem participar de seminários, conferências e workshops relacionados ao tema.
Em sua experiência, o que muda no VM de país para país? E o que não muda?
Enquanto ainda existem muitos desafios econômicos e políticos e diferenças no mundo, estamos a caminhar claramente para uma comunidade globalizada. Hoje uma peça de vestuário pode ser concebida em Milão, feita de tecidos egípcios, fabricada em Hong Kong e distribuída em Nova York. É importante notar, contudo, que na concepção e realização de negócios internacionais, é preciso conhecer e compreender as diferenças culturais do país em que está a trabalhar. Embora existam certas nuances culturais de país para país, certos princípios de design relacionados ao varejo permanecem constantes. Uma compreensão básica da mecânica da visão, e certos aspectos universais do comportamento humano, são vitais para projetar e executar um ambiente de varejo bem sucedido.
É a sua primeira viagem ao Brasil? O que você espera para ver no mercado local?
Embora eu tenha viajado extensivamente em todo o mundo, na Ásia, América do Sul e Europa, esta será a minha primeira visita ao Brasil. Meus vários amigos e colegas brasileiros me dizem que é um país bonito, com muitos grandes pontos turísticos, sons, e esplendores culturais. À medida que a economia brasileira continue a crescer, espero ver empresas que busquem avançar seus negócios. Espero ver os varejistas explorando novas filosofias, tecnologias e técnicas que irão impulsionar suas estratégias de varejo para novos níveis de sucesso.