Vitrines que vendem: qual o método? – Expor Manequins

Vitrines que vendem: qual o método?

As vitrines que vendem passam por planejamento e análises que vão além da estética.

Provavelmente você já ouviu esta frase antes: “What is not measured is not managed!”  (O que você não pode medir, você não pode gerenciar!). Ela foi dita por Peter Drucker, pai da administração moderna.

A linha de raciocínio é simples e eficaz: se você não consegue avaliar (medir) o seu processo, você não sabe se a sua execução está sendo boa ou ruim. Por isso, você não saberá o que fazer para melhorar. Então, gerenciamento é a chave para as vitrines que vendem!

Versace Londres exemplo de vitrine atrativa
Versace Londres exemplo de vitrine atrativa

Uma das Regras de Ouro para balizar seu caminho é a seguinte: medir resultados. A avaliação dos resultados é fundamental porque ela demonstra claramente se os seus objetivos estão sendo atingidos. Demonstra também se o seu investimento de tempo e dinheiro estão fazendo sentido. Isto pode demonstrar que parte do processo às vezes precisa ser corrigido ou ajustado. Se você quer ter sucesso nas vendas, e vitrines que vendem, veja a seguir…

Funil de Vendas: Medindo resultados de vendas através das vitrines que vendem

“O grande desafio da nossa prática de Visual Merchandising é ser menos visual e mais merchandising”, diz o CEO da Expor Manequins, Marcos Andrade. O que ele quer dizer com isto? Segundo ele, precisamos nos atentar não somente à estética e beleza, mas nos preocuparmos em trazer resultado de vendas para as lojas. Que é a maior qualidade das vitrines que vendem.

vitrine atrativa
vitrine atrativa

A avaliação dos resultados assegura que este objetivo de vendas está sendo perseguido com um método, de uma maneira profissional. E as vitrines que vendem e demonstram resultados têm sim uma estratégia.

Além disso o método do Funil de Vendas já é uma ferramenta conhecida e Marcos Andrade irá nos ensinar a usá-lo.

“Eu o peguei emprestado para aplicar e ilustrar o processo de como tornar as vitrines mais efetivas, em vitrines que vendem.

Audrey Hepburn olhando a vitrine da Tiffany
Audrey Hepburn olhando a vitrine da Tiffany

Aplicando esta ferramenta nas suas vitrines, a análise pode transformá-las em vitrines que vendem! E identificar outras características para engajar sua marca.

Mas como funciona e se aplica o Funil de Vendas nas vitrines?

Este método, aplicado em uma vitrine, levará em conta a seguinte análise destes dados, como explica Marcos Andrade:

  • O fluxo de pessoas que passa em frente da vitrine
  • O número de pessoas que pára para ver a vitrine
  • O número de pessoas que entra na loja
  • E finalmente o número de pessoas que realiza a compra
Funil de Vendas
Funil de Vendas

“Ressalto que eu escrevi “análise”. A análise destes dados é uma parte importante do processo para decodificar e entender estes resultados coletados. Eu tenho um cliente que não foi capaz de encontrar a razão pela qual em certos períodos a sua vitrine tinha um resultado melhor do que em outros…atraindo por vezes mais clientes do que na média. Até que um dia ele perguntou para uma cliente qual o motivo dela estar no shopping. Ela respondeu que estava indo ao cinema…então ele começou a incorporar esta pergunta aos consumidores e finalmente se deu conta que era porque a sua loja estava localizada no caminho entre o estacionamento e os cinemas. Quando havia temas de filmes românticos na vitrine, havia mais chance de audiência na vitrine pelo fluxo e público alvo, e assim a conversão era maior!

Então, ele começou a colocar temas de filmes na sua vitrine, e melhorar o trabalho de VM na vitrine, adicionando como ação de vendas promoções onde os clientes poderiam ganhar ingressos para o cinema.”

Resumindo: conheça o seu público e a rotina dele.

Além disso é necessário sondar os motivos pelos quais as vitrines se tornam vitrines que vendem. Existe um contexto que pode ir além de ótimos produtos e um lindo visual.

Como o Funil de Vendas pode avaliar suas vitrines e torna-las em vitrines que vendem:

Primeiro ponto: medindo a atração:

  • A atratividade da vitrine: você obtém este dado dividindo o número de pessoas que param em frente à vitrine para ver pelo número de pessoas que passam em frente à loja (multiplique por 100 para ter a porcentagem). Por exemplo: 108 pessoas passam em frente à loja e 09 param em frente à vitrine. Seu número é 0,83, ou 8,3% de pessoas atraídas pela vitrine.

Segundo ponto: medindo a habilidade da vitrine tem de gerar vendas, depois de atraído a atenção do seu cliente.

  • Esta habilidade é medida pelo número de pessoas que entra na loja dividido pelo número de pessoas que param em frente à vitrine (multiplique por 100 para ter a porcentagem). Por exemplo: 09 pessoas pararam para ver sua vitrine e 03 pessoas entraram. Seu resultado é de 0,33 ou 33,3% de pessoas atraídas pela vitrine.
  • Destes 33%, quantos compraram e o que eles compraram? É uma análise considerável.
Funil de Vendas
Funil de Vendas

Importante: sempre compare coisas iguais! Se você tiver muitos parâmetros diferentes, você não saberá o que causou diferença nos resultados. Compare os mesmos horários do dia (horário de abertura, horários de pico, mesmo dia da semana, etc….) e o mesmo tipo de ação ou promoção comunicada na vitrine.

Você também pode ter duas vitrines totalmente diferentes na sua loja. E avaliar o que atrai mais e o que repele sua audiência, colhendo dados para sempre montar vitrines que vendem.

Além disso…

É importante perceber que a vitrine, além de causar um impacto de atração, deve direcionar o cliente para dentro da loja. Ela não é somente um atrativo de comunicação institucional. A comunicação institucional é criada para reforçar a marca, é um trabalho de Branding para qualificar a marca; e a vitrine deve ter a ação de promover vendas: ela comunica forma de pagamento, promoção, ofertas, descontos, etc….

Peter Drucker
Peter Drucker

Como diz Marcelo Pardo (IEMI Instituto de Estudos e Marketing industrial): “Quando um cliente está olhando para a vitrine, ele pensa: “Por que eu compraria isto?” Mas quando ele entra na loja, ele muda seu pensamento para: “Por que eu NÃO compraria isto?” Se nada estiver atrapalhando o caminho deste cliente, como tamanho, cor ou mau atendimento, ele irá comprar!”

Saiba mais entrando em contato com Marcos Andrade, pelo seu perfil no Linkedin.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

es_ES
Fale Conosco
Olá, Podemos ajudar?