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Vitrine: Criatividade vale mais que Dinheiro!

abril 22, 2015

 

Aproveito esta imagem que correu as redes sociais e a imprensa pra destacar uma das “Regras de Ouro” do uso dos manequins na vitrine – A criatividade vale mais que dinheiro! 

Como assim? Isso quer dizer que uma boa idéia não precisa de um alto investimento para ser executada e pode ter um efeito melhor que uma vitrine em que se invistam muitos recursos.  Vejam este caso da foto: O manequim foi utilizado simbolizando o goleiro do Palmeiras que tornou-se o herói da partida ao defender penaltis que colocaram o time na final. Certo, mas isso funcionaria em qualquer lugar? Certamente não! Mas a combinação da idéia com o conhecimento do seu público alvo, tornou a “vitrine” vencedora e chamativa, conquistando inclusive muita publicidade gratuita, maximizando seu efeito muitas vezes.

A loja que montou esta cena é a loja oficial do Palmeiras do bairro do Tatuapé, então certamente o assunto é do interesse e conhecimento do seu público, e está completamente alinhada com seus valores. Para outros públicos poderia parecer que o manequim caiu e deixaram lá, ou em uma loja de esportes geral, poderia parecer uma homenagem que agradaria uma parcela de clientes mas poderia desagradar uma parcela maior. Por isso, conhecer o seu cliente é fundamental na hora de usar a criatividade. (Essa é outra das “Regras de Ouro”!).

Em minha palestra sobre as Regras de Ouro para tirar o máximo proveito de seus manequins, eu compartilho a história de uma loja na Inglaterra que ganhou publicidade na TV por usar sua criatividade e acabar ofendendo seus clientes.

A idéia desta loja de roupa masculina era chamar a atenção para o manequim “festeiro” que desenhou com urina a palavra “SALE” (Oferta) na parede. Embora engraçada para alguns, a vitrine foi considerada ofensiva, a policia chamada e a história saiu na mídia, gerando uma má publicidade para a loja, cujo o público é o morador das redondezas e poderia ter se ofendido. Neste caso, a criatividade poderia ter custado caro…

No entanto, para mostrar seu arrependimento, e reafirmar seu bom humor,reconquistando o apoio e compreensão de seus vizinhos e clientes, o proprietário da loja usou seu manequim novamente com muita criatividade, limpando toda a bagunça que causou, e novamente ganhou a mídia, desta vez com a aprovação geral!

Outros casos podem ter um final menos feliz, por isso, lembre-se sempre de quem é seu cliente e dos valores compartilhados pela sua marca, usando a poderosa força de comunicação da vitrine para reforçar este engajamento!

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