A última edição do evento Backstage do Varejo, de número 30, nos mostrou que o Visual Merchandising e a Moda podem emprestar diversas ferramentas de vendas para outros segmentos.
O Visual Merchandising nasceu junto com as primeiras lojas nas galerias em Paris e junto com os primeiros manequins, nos idos anos de 1850 (século XVIII). É uma maneira racional para se pensar. Os primeiros registros sobre Visual Merchandising são escassos, mas nesta época começavam a surgir as estratégias para atender ao crescente mercado de Moda.
Então, é natural que depois de tanta história essa relação seja tão estreita! É possível traçar uma linha do tempo em paralelo sobre o Visual Merchandising e a Moda.
Mas afinal, como o Visual Merchandising e a Moda podem contribuir com um restaurante ou uma lavanderia?
Segundo os profissionais palestrantes, a questão sensorial, emocional e de propósito são peças chave para alavancar qualquer negócio. “O Visual Merchandising está presente em todos os detalhes assim do meu restaurante. Procurei um arquiteto que pensasse no lado emocional do projeto”, disse Fabio Maluf Tognola, proprietário do Lolla & Lollita (Itaim Bibi).
Já Juliana Neves, sócia-proprietária da Kube Arquitetura, outra atração do evento, defende: “Propósito e autenticidade são dois caminhos sem volta. A loja tem vida útil, é preciso renovar”. A palestrante apresentou cases de sucesso de VM em diferentes segmentos, como na lavanderia Laundry Express em Copacabana/RJ. O lema deles é ‘Nós amamos cuidar das suas roupas”. O design da fachada é em formatos de bolhas, letreiro com desenhos de bolinhas de sabão e cabides fixados no teto. “O trabalho converteu em muitas vendas”, conta Juliana.
Percebemos assim que o Visual Merchandising e a Moda transferem o conceito de emoção e fantasia para outros segmentos. É necessário vender sonho e experiência! Além disso tem disponível na sua área de vendas (atendimento) um espaço instagramável. É preciso estar preparado para o click!
Mais informações sobre o 30o Backstage do Varejo
Com o Visual Merchandising além da Moda como tema central, a 30a edição do Backstage do Varejo que aconteceu no Centro de Convenções da FAAP contou com renomados nomes do mercado e com a palestra de Jon Harari, CEO e cofundador do WindowsWear.com, maior banco de dados do mundo de Visual Merchandising e Moda e comunidade global de criadores para varejo.
O evento foi criado assim em 2012 e discute temas que compõem o dia a dia do setor. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Expor Manequins, Lemca Iluminação, Omega Light e LedWave. E os apoios da Associação Brasileira de Franchising – ABF, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, Espaço Zimmermann Gastronomia, Agência Purchase – Marketing & Visual Merchandising, Associação Comercial de Campinas – ACIC e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC
Dá uma olhadinha no site da Abiesv e obtenha mais informações!!