Poluição visual é basicamente o resultado do excesso de informação.
Este excesso pode vir da grande quantidade de mercadorias ou produtos expostos, ou ainda do excesso de displays, adesivos, cartazes, entre outros materiais.
Quando muitos elementos decorativos são colocados lado a lado ocupando todos os espaços, há poluição visual (isso sem pensar no peso das cores e da iluminação, que também precisam ser considerados).
Quando uma vitrine está poluída visualmente, o que acaba acontecendo é que, nada se destaca. O detalhe do produto não aparece, as formas e cores não ressaltam, o produto não brilha e não se consegue criar o clima necessário para encantar o consumidor, e consequentemente, gerar venda.
Outro fator importante, é o fato de que muitos lojistas acreditam que expondo grande volume de mercadoria maior será a venda, pois via de regra, quanto mais opções, mais facilidade de escolha, mas isso é um erro. Não é assim que funciona quando falamos em vitrine.
Mas então, como evitar a poluição visual na vitrine?
Primeira regra: O respiro.
Chamamos de respiro os espaços vazios deixados propositalmente na vitrine que servem para agregar valor aos espaços preenchidos. De um modo prático, escolha o que você quer destacar e deixe espaços ao seu redor que vão conferir um status de exclusividade ao que você escolheu destacar.
Observe a vitrine acima: Os espaços vazios, mesmo com a presença de elementos decorativos, foram respeitados
e estão proporcionais ao espaço total da vitrine. A disposição dos manequins também foi feita de maneira
interessante pela forma que direciona o nosso olhar.
É aconselhável também substituir os adesivos de formas de pagamento e outras informações, por pequenos displays, que devem estar colocados discretamente de modo que fiquem visíveis sem prejudicar a cena que acontece na vitrine.
Evite excesso de elementos decorativos, principalmente em vitrines comerciais.
Caso a sua loja possua uma vitrine aberta, é necessário considerar também o interior da loja como fundo da vitrine. Isto também pode causar a poluição visual.
Veja como o interior da loja acaba fazendo parte da vitrine.
A solução é criar uma maneira criativa para “separar” a vitrine do restante da loja.
Para finalizar, uma boa dica é fotografar a sua vitrine e observar detalhadamente. Se perceber qualquer excesso de informação, é necessário repensar a disposição dos produtos e elementos decorativos, a fim de evitar a poluição visual.
Essa foi a nossa dica de VM do mês de novembro.
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Até o próximo post! 😉
Texto adaptado: www.visualmerchandisingnapratica.com