Bruno Sartti nasceu no interior de São Paulo em Lençóis Paulista. Formado em Marketing pela faculdade Anhembi Morumbi, começou a se interessar por moda acompanhando a cobertura pela imprensa dos primeiros eventos brasileiros de moda como o Phytoervas Fashion e depois o SPFW.
Sartti alega que sempre foi vaidoso e gostava de se vestir bem e com estilo. Com todo esse perfil, Bruno conseguiu seu primeiro emprego com 17 anos na boutique mais famosa da cidade. Com isso, o destino já o colocou de cara com o VM, sem ao menos ele saber o que era esta área da moda.
Bruno nos explica um pouco mais sobre o seu primeiro emprego e contato com o Visual Merchandising: “Pedi para a dona da loja deixar eu fazer a vitrine na primeira semana que eu entrei. Instintivamente já coordenei as produções dos looks dos manequins, já produzi dobras perfeitas para as mesas de exposição e a dona amou. Fui desenvolvendo isso cada vez mais na loja. Como ela tinha mais 2 lojas em Lençóis Paulista e 2 em Botucatu, quando vi eu estava dedicado totalmente a fazer o VM das lojas e sai da área de vendas.”
Já em São Paulo, o VM trabalhou em algumas marcas como vendedor até cair no departamento de marketing da Rosa Chá; na época ainda marca de beachwear do Amir Slama. Lá ele pode entrar mais em contato com os bastidores das confecções e começou a viver mais o mundo das campanhas, desfiles, eventos e o Visual Merchandising.
A partir disso, Bruno se aprofundou em cursos da área e fazia alguns freelancers como consultor, até cair em uma agência de VM no ano de 2009 – época que a área de Visual Merchandising estava bombando no Brasil. Nela ele pode trabalhar com grandes clientes e marcas, como por exemplo: Nike, Aramis, Dudalina e entre outros, desenvolvendo projetos para vitrines e exposições.
Já em 2015, Sartti entrou na Cavalera para gerenciar a área de VM e ficou até 2018. Após sua saída, foi convidado pela Maria Filó, hoje marca pertencente ao grupo Soma, para assumir a posição de gerente de Visual Merchandising, com um grande desafio de participar de todo o processo de reposicionamento de identidade que a marca passaria a partir de 2019.
Desde então, ele mora no Rio de Janeiro e é completamente apaixonado pela marca e ressalta em como isso engrandece sua carreira profissional.
Para descontrair um pouco, perguntamos como ele se descreveria: “Um cara que ama o que faz e ama trabalhar, mas que conserva muito de sua essência de pessoa criada no interior, com raízes, laços fortes com família e amigos.
Criativo, inovador, gosta do que surpreende. Ambicioso, dedicado, perfeccionista no trabalho e um chefe superlegal, que ri com a equipe, tem bom humor e valoriza o trabalho de todos. Ama sua casa, sair para jantar, beber e estar com os amigos e família.”
Pandemia e Visual Merchandising
Em relação à pandemia, Bruno explica o seguinte: “Passamos por diversas fases. O período das lojas fechadas limitou muito nosso trabalho que é diretamente ligado as lojas físicas. Nesses períodos eu contribuía muito com as ações de marketing e vendas no e-commerce. Quando as lojas voltaram a abrir, nos dedicamos a adaptar todas às normas e restrições de distanciamento, revendo layouts, formas de expor, comunicação visual, opções de vitrines low cost. Depois com o tempo e as flexibilizações fomos voltando ao nosso cotidiano “normal” de trabalho.”
Bruno fala um pouco sobre dicas que acha imprescindível a área de VM
“Sabemos que o principal objetivo do VM é agregar valor ao produto através de uma bela exposição e técnicas. Acho que a dica que tenho que dar seria para quem pretende trabalhar na área: estudar bastante sobre o assunto e técnicas, pesquisar cases e sites especializados sempre, viajar quando possível para ver as lojas de fora que são referenciais incríveis. Tudo isso para aprimorar seu senso estético e criativo para produzir grandes projetos.”
Por último e não menos importante, Sartti nos deu algumas dicas de como montar uma vitrine atrativa e bonita: “Criatividade, entender de materiais e processos cenográficos, iluminação correta, composição e styling de looks perfeitos e óbvio, lindos e conservados manequins. Eles são a representação do que o cliente vai vestir e como vai vestir. São usados para que nos espelhemos neles. Por isso tem que estar impecáveis em pintura, estrutura e tudo mais. Com isso, com certeza o sucesso está garantido.”
Para quem desejar conhecer mais sobre o trabalho do Bruno Sartti, conecte-se com ele através do instagram
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