Dia 15 de Abril é comemorado o Dia Mundial da Arte (também o Dia do Desenhista, aqui no Brasil). Nesta matéria iremos abordar o tema arte e varejo, e como a arte tem um papel fundamental em alguns campos do varejo. É através dela que se formatam os produtos e que as marcas se comunicam.
Você sabe por que o Dia Mundial da Arte é comemorado dia 15 de Abril?
Esta data foi declarada pela Associação Internacional de Arte (IAA/AIAP), parceira da Unesco, para promover a conscientização mundial da importância do trabalho artístico e criativo. O trabalho artístico é muito importante, em diversas áreas. Às vezes não percebemos sua aplicação. Porém, nesta matéria vamos perceber como arte e varejo se conectam.
O primeiro Dia Mundial da Arte foi comemorado no ano de 2012. O dia 15 de Abril foi escolhido em honra a Leonardo da Vinci. Esta é a data de nascimento dele. Leonardo da Vinci, além de ter sido um dos grandes gênios da humanidade, também simboliza a Paz no Mundo, a liberdade de expressão, a tolerância e a fraternidade. Leonardo da Vinci também simboliza a influência das Artes em diferentes campos, olha que interessante! Como de fato, veremos aqui: arte e varejo.
Onde a arte entra no varejo
Teremos aqui uma breve e leve explicação sobre arte e varejo. Para falar sobre isto, teremos que citar o design. Existem vários campos de atuação do design: moda, produtos, gráfico, de informação, de processos, de experiências, de interiores, de softwares…O design é uma área de atuação que abrange as artes e as exatas, vezes se pautando na área biológica também. Mas não vamos nos aprofundar nisso. Para falar de arte e varejo, é essencial perceber que o design é arte aplicada. Assim fica mais fácil!
Ou seja, se design é arte aplicada, podemos dizer que o desenvolvimento de um produto como uma peça de roupa ou uma cadeira, que é criada e desenhada por um designer é também arte? Muito se discute sobre isto. Porém, para este profissional conceber estas peças, além de conhecimento técnico (medidas, tipo de material e processo de produção) também é necessário avaliar informações subjetivas: cores, formatos, estilo… E isso é arte! Se trata de sensibilidade e conhecimento artístico.
De uma certa forma tudo o que está ao nosso redor foi criado, desenhado e alguém teve que pensar na sua estética. Podemos dizer que arte e varejo não se separam. Isto porque existe arte na concepção de uma vitrine, no projeto de uma loja por exemplo. Aliás, até antes disso! Existe arte na criação do logotipo, na comunicação gráfica, no projeto de escolha das cores. Arte com conhecimento técnico em números, materiais e processo: mais conhecido como design!
Saiba mais sobre onde a arte entra no varejo
Além disso existe arte no trabalho de visual merchandising também. Apesar de ser pautado em números, ter como objetivo performance de vendas e ser uma ferramenta estratégica, na maioria das vezes o visual merchandising se comunica conosco através da arte: através de design! E um dos passos importantes para garantir a harmonia do projeto é a escolha do manequim.
Existe muita arte também na criação de um manequim. São diversos estudos baseados no corpo humano. Leonardo da Vinci que o diga! Você conhece os trabalhos de anatomia dele?
São muitos passos para a criação de um manequim. Algo que vai da esfera artística à realidade da área de vendas, conectando a arte e varejo. Desde desenhos até modelagens e escolha de cores e materiais. Tudo acompanhando de fato, a tendência de mercado.
Quer vislumbrar mais sobre este universo da arte e varejo e conhecer mais sobre a arte e os manequins? Temos uma matéria ótima que você certamente vai adorar.
É só clicar aqui.