Home Aconteceu A influência da música no varejo

A influência da música no varejo

novembro 22, 2021
Imagem by WindowsWear

A música no varejo é uma ferramenta fundamental para construção do marketing sensorial. Assim como o aroma, a identidade visual e demais componentes presentes em um ponto de venda, a trilha sonora é usada para criar uma assinatura para sua marca e levar experiência para sua loja.

Ainda que não fique claro em um primeiro momento, com certeza, as pessoas serão influenciadas e sensibilizadas pela trilha sonora, mesmo que de forma involuntária.

Em vista disso, se você tem a intenção de ativar bons sentimentos em seus consumidores enquanto realizam compras e incentivar o seu vendedor a realizar um bom atendimento, está na hora de cuidar da sua playlist!

 Imagem by WindowsWear

Imagem by WindowsWear

Para ter em mente o valor desse recurso, foi realizado pela Heartbeats Internacional (Suécia) –
http://www.soundslikebranding.com/myth/Uncovering_a_musical_myth.pdf- um estudo com o objetivo de compreender quais influências a música de um estabelecimento comercial poderia provocar, confira abaixo ; )

Playlists criadas de acordo com a personalidade da marca, são 96% mais favoráveis a se tornarem lembradas e vendem 14% a mais do que empresas que não usam ou utilizam de forma equivocada esse recurso.

A música correta também influenciará diretamente a duração de permanência dos clientes: foi verificado que 33% das pessoas por apreciarem a música, passam mais tempo na loja. E as vantagens não acabam aí, ainda é possível incentivar novas visitas, pois 31% dos clientes normalmente retornam a loja e 21% indicam para amigos.

Informações interessantes, não é mesmo? Além disso a música tem o poder de liberar dopamina, um neurotransmissor relacionado à recompensas, associado ao bem-estar e à atividades prazerosas.

Ajuda profissional

Para consolidar a identidade da sua empresa, é necessário que sua playlist esteja alinhada aos valores da sua marca. Logo, contar com o suporte de profissionais no assunto é a melhor escolha.

A 4Shop Music tem vasta experiência no segmento de trilhas sonoras para inúmeros segmentos empresariais e tem atestado, ao longo dos anos, competência a esse tipo de estratégia.

Sabendo disso, nós convidamos o Gui Milani, fundador da 4Shop Music para um bate-papo.

Fundada oficialmente em 2010, a 4Shop Music é uma empresa que vai muito além de reproduzir música ambiente, eles estudam a fundo o perfil de cada negócio e de seu público, para criar playlists específicas que atinjam os objetivos traçados. Além disso, eles estão diariamente conectados com os principais canais nacionais e internacionais de lançamento musical para que em tempo real, sua loja replique através de uma curadoria, o que de mais moderno está tocando pelo mundo.

Eles são pioneiros na transmissão de músicas via internet e possuem mais de 50 milhões de músicas disponíveis para você ter alta qualidade com atualizações frequentes. Milani nos conta como funciona o processo criativo:

“Através de um bate papo com o cliente, entendemos o perfil da marca e seus consumidores, com base nisso criamos uma estratégia e sugerimos alguns gêneros musicais que sejam capazes de transmitir memórias sensoriais e afetivas.

Nossas playlists são programadas de acordo com cada fase do dia. Na hora do almoço por exemplo, buscamos sons mais tranquilos pois os consumidores tendem a fazer tudo com pressa. Estudamos a fisiologia do corpo para que a música esteja alinhada ao objetivo traçado.

Atualizações frequentes, são indispensáveis para manter os funcionários motivados e para demonstrar aos clientes como a marca se mantem contemporânea.

Pandemia e música no varejo

“A busca por informações sobre branding musical tem crescido exponencialmente nos últimos meses. Tenho notado que além da necessidade de se diferenciar da concorrência, a maioria das lojas que entram em contato conosco, ao acompanhar as projeções econômicas prevista para o próximo ano, enxergam ainda mais a oportunidade de tratar seu espaço físico não apenas como canais de vendas, mas de socialização, nada melhor do que boa música para enredar esse momento depois de tanto tempo de distanciamento social.”.

“Outro fator curioso, foi notar o receio das pessoas com relação ao preço para contratação desse serviço. Na maioria das vezes os lojistas se surpreendem ao saberem que temos planos mensais a partir de R$ 180,00 (para uma loja), o que tem sido recebido com muito entusiasmo, ainda mais em um momento delicado como esse.”.

Gostou, que saber mais?

Fale com eles pelos contatos abaixo e ganhe 20% de desconto na mensalidade pelos 6
primeiros meses, mencionando que os conheceram através de nosso blog
; )

4Shop Music
https://www.instagram.com/4shopmusic | (11) 98340 9677

Uma atmosfera positiva, vendedores e clientes confiantes, sem dúvida tornará sua loja ainda mais encantadora ; )

Não deixe de nos acompanhar através do Instagram.

Até a próxima!

You may also like

Leave a Comment