O ano de 2020 foi um dos anos mais penosos para todos os varejistas do mundo. Afinal, a pandemia do coronavírus forçou o mercado do varejo a passar por inúmeras transformações e atender a várias condições em um curto espaço de tempo. Com isso, essas mudanças colocadas afetaram de modo direto no comportamento do consumidor, e muitas entenderam a necessidade de se ajustar a essas mudanças para continuar lucrando. Assim, criando novas tendências para o mercado varejista em 2021.
Em compensação, já é realizável examinar o quanto isso atingiu a mente dos consumidores e como deve continuar impactando a curto, médio e longo prazo.
A situação do varejo no Brasil após a crise causa pelo coronavírus ainda é duvidosa mas, sabemos que algumas modificações afundas serão essenciais e que muitas delas envolveram a tecnologia.
O ano de 2021 está apenas no começo, portanto, ainda é tempo de pensar em objetivos e metas para este ano, por isso, separamos seis tendências e inovações no Mercado Varejista 2021 :
1. OMNICHANNEL
O termo omnichannel em sua tradução exata significa “todos os canais”. Assim, ele é uma das tendências de marketing para o varejo que tem como técnica principal ligar todos os atendimentos de uma empresa online e offline desejando aperfeiçoar a experimentação do usuário.
De modo geral, não se trata exclusivamente de ter uma loja física ou online mas, de gerenciar os empenhos nas duas áreas como parte de uma única tática. O omnichannel leva em avaliação, tendo como exemplo, que o cliente pode desejar realizar suas compras pelo computador, celular ou até mesmo na loja física. Conseguindo, inclusivamente, comprar pela internet e retirar na loja e que isso pode suceder em qualquer horário e local.
Compreendendo esse costume fica simples perceber que o virtual e o físico não são concorrentes mas, que são incorporados em apenas um único sistema. Portanto, no mercado Varejista 2021 ser um omnichannel significa gerar as circunstâncias para que o comprador faça sua compra quando desejar e da forma que desejar.
2. LIVE COMMERCE
O “live commerce” é uma tendência que surgiu na China e chegou com tudo no Ocidente. Atualmente, é cada vez mais constante que marcas façam lives com divertimento para viabilizar seus produtos. A atitude ganhou força com o Alibaba, que converteu a data de compras 11/11 em um genuíno espetáculo. No Brasil, a Americanas é uma das companhias que adotou a medida. O entretenimento também está inspirando o comércio sob outro ângulo. Por exemplo, a minissérie “O Gambito da Rainha” da Netflix, sobre xadrez, fez a vontade pelo jogo alcançar um recorde de público, fazendo a obra fomentar uma alta de 300% nas buscas.
3. PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS – PIX
A proposta do PIX é ser um meio de pagamento mais seguro e rápido. Algumas de suas inúmeras funcionalidades são transferências e pagamentos em até 10 segundos, ainda podendo acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados. Além disso, também é possível efetuar pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
4. SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR
De acordo com uma pesquisa da Shopify, 53% dos consumidores preferem comprar produtos sustentáveis. Além disso, 49% dos clientes veem como positivo quando varejistas fazem doações a cada compra realizada.
Um exemplo disso, é a Expor Manequins, onde nosso propósito é valorizar a conexão mais equilibrada e natural com nosso ecossistema, os manequins são feitos com a nossa exclusiva resina PLEX-T (há mais de duas décadas testada e aprovada no mercado), além do seu material ser inquebrável e 100% reciclável. Depois esses manequins podem retornar para nós e serem transformados em matéria prima, dentro de um ciclo sustentável de aproveitamento contínuo.
5. DIVERSIDADE
Felizmente, a diversidade nunca esteve tão em pauta desde às redes sociais ao varejo. Os consumidores estão cada mais alertas e requisitando cada vez mais representatividade, seja nas publicidades ou até mesmo no quadro de funcionários.
6. E-COMMERCE
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa DHL, o e-commerce deverá crescer 22% até 2021 em toda a América Latina. De acordo com o estudo, o Brasil tem uma expectativa de crescimento de 17%, ficando atrás apenas do México, com 25%. Afinal de contas, se em 2020 o e-commerce já foi uma escapatória para muitas empresas conseguirem preservar o seu negócio, em 2021 ele será essencial.
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