Sim….sabemos que vermelho é Natal e Liquidação, Rosa para as Mães, preto para Black Friday, branco para o Ano Novo. As cores têm seus significados e simbolismos, mas as vitrines coloridas apresentam muita versatilidade.
Se o projeto for trabalhado com coerência e simbolismo, é possível usar roxo para o Natal e amarelo para Dia das Mães. Um bom profissional de design e visual merchandising pode decodificar esta “incoerência” em relação às cores e criar uma vitrine muito eficiente e chamativa!
O que nos inspirou a falar sobre vitrines coloridas?
O que trouxe este tema à tona foi esta referência destas vitrines coloridas feitas na Grécia, berço do jogo de tabuleiro Pentominoes que inspirou o Tetris (jogo eletrônico). O Tetris é um jogo eletrônico desenvolvido por russos, e conta com o desafio de encaixar peças coloridas.
A criatividade destas vitrines coloridas da loja de departamentos grega Attica se dá ao explorar o tema, que projetado preenche o espaço da vitrine tornando-o interessante e nos faz pensar na ação da Liquidação. Qual peça se encaixa para mim? Qual peça se encaixa para mim neste momento de liquidação? É como se fosse uma oportunidade!
Além desta brincadeira com as peças de um jogo, a vitrine foi confeccionada com adesivos e elementos de papel. Um custo baixo para uma ação de rebaixa de preços e de duração breve: liquidação. Nada mais apropriado!
Mas a peça principal neste jogo é a cor! A escolhas das cores faz com que a vitrine chame muito a atenção, mesmo vista de longe e sem revelar os elementos que a compõem.
Então, temos neste caso o uso de diversas cores para representar a ação da liquidação. Além d o uso da cor vermelha! Esse exemplo nos fez pensar em mostrar outras soluções de vitrines coloridas para vocês! Vamos a elas!
Nossos exemplos de vitrines coloridas para você
O exemplo mais claro é da loja Paul Smith em Tókio, que deseja um Natal colorido para todos, dando exemplos de vitrines coloridas para o Natal, fugindo do tradicional vermelho-verde-dourado. Além disso com uma linha de produtos despojados, a ideia cabe muito bem!
Outra vitrine de Natal que foge das cores tradicionais é a da Missoni, também em Tókio, que faz uso das cores metálicas pink e laranja e de um verde-água sólido, dispensando também a tradição.
A vitrine da Louis Vuitton é quase “Total White” e poderia ter qualquer tema…ela não é super colorida, muito pelo contrário. Mas usa outra cor que não as cores tradicionais de Natal para ilustrar o tema. Além disso é um exemplo de como outras cores podem ser usadas em substituição às estabelecidas.
E que tal a vitrine da Katie Spade em pink e vermelho para o Inverno? Demais, não?! Com certeza esperaríamos outras cores para representar esta estação do ano.
Veja mais fotos abaixo e se quiser ler mais sobre cores clica aqui.