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Rocking in Rio

agosto 19, 2016

Na semana passada, tivemos a honra de receber a visita do grande nome do VM internacional, Eric Feigenbaun, em uma visita que durou 1 semana e se dividiu entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Eric nos contemplou com a sua palestra “O Novo Paradigma do Varejo: Uma Rota para o Futuro” no 19º Backstage do Varejo organizado pela ABIESV e também no Workshop Internacional organizado por nós da Expor Manequins em parceria com a KT Arquitetura no Rio de Janeiro.

Como era a sua primeira viagem ao Brasil, além de participar dos eventos, Eric fez um tour para conhecer o cenário do varejo brasileiro. Fique agora com um artigo escrito por ele mesmo, que tem como tema, a sua vinda para o Brasil.

 

Rocking in Rio

Minhas escapadas preferidas à beira-mar nos meios das manhãs abafadas do início de junho (e para todos aqueles de nós que cresceram no Brooklyn) eram as areias em Coney Island. Na semana passada, no entanto, eu estava a 4.800 milhas de minhas reminiscências de infância. Depois de mais de 12 horas no ar, eu me encontrei no Rio de Janeiro, com os dedos dos pés prazeirosamente nas areias de Ipanema. E enquanto meu coração ainda pertence ao bom e velho Brooklyn, minha carreira em visual merchandising me levou em uma viagem incrível em todo o globo. Já viajei para Seul na Coreia do Sul; Guangzhou na China; Milão na Itália; Santiago do Chile; e por muitos lugares entre estas cidades – agora estava mergulhado na excitação e energia do Rio. E como se as ondas que quebram em Ipanema e Copacabana não fossem suficientes, o mundo decidiu convocar o Rio para celebrar os Jogos Olímpicos de 2016. E como se os Jogos Olímpicos não fossem suficientes, tive a entusiasmante oportunidade de vivenciar o vibrante varejo do Rio de Janeiro.

Antes de embarcar no meu safari do varejo no Rio, tive a incrível oportunidade de falar nos Jogos Olímpicos. Não, visual merchandising ainda não é um esporte olímpico, mas fui convidado por um dos principais fabricantes de manequins do Brasil para falar sobre o futuro do visual merchandising na Casa Brasil. O governo brasileiro organizou esta exposição para mostrar as capacidades do país, e eu fiquei honrado com certeza. E embora medalhas de ouro não tenham sido concedidas na Casa Brasil, todos os que assistiram foram muito bem recompensados.

Após a exposição e apresentação, sai para explorar o Rio. Claramente uma das mais belas cidades do mundo, o Rio oferece paisagens que acariciam todas as suas sensibilidades estéticas, de tirar o fôlego. E se isso não fosse suficiente, a excitação palpável dos Jogos Olímpicos assegura uma experiência única na vida.

Antes de voar para o Rio, conheci o varejo brasileiro em São Paulo, outra cidade notável. Com uma população de 11 milhões, é inerentemente diferente de sua contraparte à beira-mar ao norte. Da mesma forma, visitei dois shoppings em São Paulo que são pólos opostos: Cidade Jardim e Center Norte Shopping. As marcas universalmente reconhecidas de Louis Vuitton a Ralph Lauren então entremeadas com marcas brasileiras locais no luxuoso Cidade Jardim, enquanto o Center Norte era agitado com lojas de marcas locais mais acessíveis.

Meu interesse, no entanto, foi mais aguçado pelas boutiques na Rua Augusta em São Paulo, e as lojas em Copacabana. Animale na Augusta chamou a minha atenção com um grupo de manequins em tons de bronze de 2 metros e meio de altura, enquanto a Hering encantava os sentidos com uma paleta de texturas cor de ferrugem e superfícies diferentes. Uma das minhas favoritas foi a Melissa, que mostrou sua criatividade e humor natural em ambas as cidades. Fui recebido em sua loja de São Paulo por uma escultura de 3 metros de altura brilhantemente colorida de um cão brincalhão; você imediatamente entende que este é um ambiente divertido que caracteriza uma linha exclusiva de sapatos coloridos e espirituosos. Em sua loja do Rio, superfície nas paredes consistiu nos fundos de suas caixas de sapatos. Ecologicamente correto, o gesto também falou sobre as nuances da marca.

No Rio, Osklen apresentou a sua linha vanguardista de casualwear em um ambiente sofisticado, com detalhes em madeira natural, corrimãos de vidro na escada, apresentações dramáticas com manequins nas vitrines e fotografias artísticas de moda. A Riachuelo em Ipanema fez uma declaração com o reciclado, madeira reaproveitada e uma varanda agradável com jardim ao ar livre e vista para a rua.

E falando de rua, eu fiquei completamente abduzido com a arte de rua nas duas cidades em que graffitis em grande escala marcas adornam pilares de beira de estrada e fachadas de edifícios selecionados. Os murais urbanos coloridos, agora legais, demonstram uma poderosa conexão com a cultura, o sabor e a espiritualidade de ambas as pulsantes cidades. A Arte de rua ganhou status de ícone como instalações ao falar de uma conexão com a natureza e posições sobre as questões sociais. As cidades do Rio e São Paulo são muito diferentes, mas o que uma não tem, a outra faz. E bem como as telas de concreto e tijolo que adornam as paisagens urbanas das duas cidades, o varejo brasileiro local é também uma projeção dinâmica da energia e orgulho que é fortemente contida em ambas.

Eric Feigenbaum é um líder reconhecido nas áreas de merchandising visual e design de loja com experiência nacional e internacional. Ele foi diretor corporativo de visual merchandising da Stern Department Store, uma divisão da Federated Department Stores, de 1986 a 1995. Depois assumiu o cargo de diretor de visual merchandising para WalkerGroup / CNI, uma empresa de design de arquitetura em New York. Feigenbaum foi também professor adjunto de Design Store no Fashion Institute of Technology e anteriormente foi o presidente do Departamento de Merchandising Visual no LIM College (New York), de 2000 a 2015. Além de ser o Conselheiro Editorial / New York Editor da revista VMSD, Eric também é um membro fundador da PAVE (a Parceria para o Planejamento e Educação Visual). Atualmente, ele é também presidente e diretor de serviços criativos para a sua própria empresa de design de varejo, Embrace Design.

Você também pode visualizar o texto original em inglês clicando aqui.


Texto por: Eric Feigenbaun
Imagens: http://vmsd.com/

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