Eu sei que parece difícil pensar em vendas no natal, quando nestes momentos não conseguimos pensar no dia de amanhã. Mas pode acreditar em mim, alguém vai aproveitar o natal pra vender mais, e amanhã e depois todos os dias, alguém fará vendas também!
Será que este alguém pode ser você? Definitivamente pode! É uma questão de análise, planejamento e atitude. Não se trata de minimizar o ambiente atual em que todos buscam economizar, mas mesmo assim as pessoas comemoram datas importantes, querem presentear uma pessoa querida, tem compromissos profissionais e até buscam pequenas compensações pessoais para superar momentos de crise. Tudo isso é uma oportunidade de venda para você. Não importa se o natal será de “lembrancinhas”, ajuste o sortimento, melhore o atendimento, exponha com capricho e comunique! Certamente aumentará sua chance de vendas. Vamos rever alguns ítens importantes para máxima eficiencia.
1 – Conheço meus clientes? O que é lembrancinha pra uns é um belo presente para outros. Ainda que todos estejam reduzindo seus gastos, há diferenças entre os orçamentos de quem ganha diferentemente. Assim esteja certo de terprodutos econômicos mas atrativos para o seu público alvo.
2 – Atrair o cliente para a loja requer muito esforço, assim, sem desespero mas de maneira muito profissional, sua equipe deve estar preparada para aproveitar este momento para realizar a venda, não somente hoje mas no futuro também. Há vários tipos de clientes, será que a equipe está habilitada a tratar com eles? Há extenso material gratuito na internet sobre isso, mesmo no linkedin há grupos como Falando de Varejo e O Negócio do Varejo apenas para citar dois, que reúnem muitas dicas de profissionais. O SEBRAE também tem cursos acessíveis e de qualidade. Além de vender, ou mesmo que não venda neste dia, obter o celular ou e mail para avisar das promoções e novas coleções é sempre boa idéia!
3 – Uma vitrine e loja atrativas são determinantes para trazer o cliente para dentro da loja e despertar o desejo. Nunca me canso de lembrar: Uma vitrine pode ser responsável por 85% das vendas de uma loja e manequins são o 2º fator mais importante na venda de moda. Não é achismo, é pesquisa. Por isso, poucos recursos são melhor aproveitados dos os investidos na vitrine e apresentação da sua loja. E quando falo recursos não é só dinheiro que conta, maso tempo e cuidado que você investe nisso. Criatividade vale mais que dinheiro na vitrine. O que desperta a atenção de seus clientes? Que valores são importantes pra ele? Falando em manequins, atenção para a condição deles, manequins em mal estado, remendados e estropiados são maus vendedores e passam uma imagem de baixa qualidade para seus produtos. É importante também que seu cliente tenha empatia, quer dizer, possa ser enxergar nos manequins e atitudes que representam.
4 – Além da comunicação feita pela vitrine, tenha uma continha de INSTAGRAM e FACEBOOK onde você possa colocar os looks para seus clientes habituais e conquistar novos, neste caso as hashtags são importantes.#bombonitoebarato ou #oferta por exemplo podem ser interessantes. WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação super importante ultimamente e o velho e mail sempre funciona para quem já te conhece. Não esqueça de pedirum curtir ou compartilhar se a pessoa gostou, é uma forma barata de atingir os amigos do seu cliente que não te conhecem.
Enfim, quando menos gente está nas ruas com disposição de gastar, aconcorrência por sua atenção aumenta, e desta forma temos de procurar formas de nos destacar. O natal é o grande momento do varejo, e não tenha dúvida, uma grande oportunidade de venda que você não pode perder. Se dentro do seu projeto necessitar de ajuda com os manequins, procure a nossa equipe de especialistas na Expor, certamente estamos capacitados a orientar as melhores opções para criar um visual personalizado de acordo com seu público e principalmente, gerador de VENDAS!
Artigo por: Marcos Andrade